Oleoplan hoje
Há 45 anos, a Oleoplan atua no setor de processamento de soja e, em 2007, com o início da produção de biodiesel, foi pioneira no setor no Rio Grande do Sul. Atualmente, O Grupo possui quatro unidades industriais – de produção de biodiesel e esmagamento de soja – nos municípios de Veranópolis (RS), Iraquara (BA), Tomé-Açu (PA) e Cacoal (RO).
Além dos quatro parques industriais, a Oleoplan conta com escritório corporativo na cidade de Porto Alegre (RS) e 20 filiais para recebimento de grãos espalhadas pelas regiões Noroeste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Juntas, as filiais possuem capacidade de armazenamento superior a 500 mil toneladas e formam uma rede de apoio aos seus milhares de fornecedores da agricultura familiar, promovendo capacitação e assistência técnica continuada a esses agricultores.
A parceria da Oleoplan com a agricultura familiar lhe garante o Selo Biocombustível Social. O Selo confere ao produtor de biodiesel o caráter de promotor de inclusão social de agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e foi concedido pela primeira vez à Oleoplan em 2007, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Hoje, todas as usinas da Oleoplan possuem o Selo Biocombustível Social. Mais do que um promotor da sustentabilidade ambiental, o biodiesel possui, portanto, um forte componente social ao contribuir para a geração de renda e a permanência do homem no campo.
O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável cujas principais matérias-primas são óleos vegetais e gorduras animais. Ele é adicionado ao óleo diesel comercial com vistas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa liberados pela queima do combustível fóssil. A glicerina, que é obtida no mesmo processo de produção do biodiesel, possui uma gama muito grande de aplicações – sobretudo na indústria química – e é comercializada pela Oleoplan tanto para o mercado interno quanto externo.
Dentre os produtos do complexo soja, a empresa trabalha com o farelo, a lecitina e a casca. Todos eles são obtidos no processamento do grão para obtenção do óleo de soja que, por sua vez, é utilizado como principal matéria-prima do biodiesel. Além disso, ofertamos fertilizantes e defensivos agrícolas aos produtores e fornecedores de soja.
Sempre atenta às oportunidades e às necessidades do mercado, a Oleoplan tem sido uma das empresas mais ativas nas regiões de soja onde está presente e no mercado nacional de biodiesel.