Somos uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil, um combustível renovável e biodegradável cujas principais matérias-primas são óleos vegetais e gorduras animais. No Brasil, todo diesel comercializado ao consumidor final deve ter uma porcentagem de biodiesel em sua composição. Isso garante que milhões de toneladas de CO2 deixem de ser liberados na atmosfera todo ano.

Além de reduzir as emissões de CO2, o biodiesel também reduz a emissão de vários outros poluentes, como monóxido de carbono (CO), material particulado (MP), óxido de enxofre (SOx) e hidrocarbonetos totais (HC), contribuindo para frear o aumento da poluição e para melhorar a qualidade de vida das pessoas, sobretudo nos grandes centros urbanos. Assim, o uso do biodiesel contribui também para que o Brasil alcance o compromisso assumido na Conferência de Paris (COP21) de reduzir em 53% as suas emissões dos gases de efeito estufa até 2030.

Ao mesmo tempo, as operações industriais da Oleoplan contribuem na criação de demanda para muitos produtos que, antes do biodiesel, eram considerados rejeitos, como o óleo de fritura recuperado e as gorduras animais oriundas do setor de reciclagem animal. Ao absorver esses produtos, evitamos que eles sejam descartados incorretamente no meio ambiente, poluindo o solo e a água.

Caminhões movidos 100% a biodiesel

A Sustentabilidade busca equilibrar o desenvolvimento econômico, a proteção ambiental e a responsabilidade social. Inserir caminhões movidos 100% a biodiesel na frota própria da Oleoplan visa promover essa Sustentabilidade no segmento, potencializando as externalidades positivas derivadas da iniciativa.

Em 2024, iniciamos a frota B100 com 2 veículos na operação de Veranópolis-RS (Oleoplan S.A.) e com 3 veículos na operação de Iraquara-BA (Oleoplan Nordeste). As rotas de retirada e entrega foram dimensionadas para refletir condições normais de tráfego e carga, idênticas àquelas observadas no restante da operação logística do Grupo.

Para monitoramento dos indicadores de performance, contratamos o SENAI de Novo Hamburgo-RS, que dará todo o suporte técnico e metodológico pertinente.

Quando um de nossos caminhões personalizados passar por você, já sabe: é 100% movido a biodiesel.

Biodiesel: a gente produz; a gente usa.

O projeto em grandes números:

Mais de R$6 milhões de investimento na aquisição de 5 caminhões Scania, modelo R 460 Super, movidos 100% a biodiesel;

Os caminhões movidos a B100 são equipados com caçambas basculantes, com capacidade de carga de 37,5 toneladas de farelo de soja e/ou soja;

O biodiesel utilizado nos caminhões movidos a B100 garante uma redução entre 70% e 94% na emissão de gases poluentes.